Brasília: reajuste, assembleia da fenaprf e encontro com parlamentares marcam a semana de trabalho
24/03/2023

A diretoria do SINPRF/SC encerrou mais uma semana de atividades importantes,  desenvolvidas em Brasília. Com a participação efetiva do nosso Presidente, Paulo Roberto Coelho Pinto, dos diretores parlamentares Everson Feuser e Paulo Sérgio Machado e ainda com o apoio dos colegas Gerson Farias, de Tubarão, que é secretário do sindicato, e Valmor Gessi, de Florianópolis, que é diretor financeiro suplente. Foram visitados todos os gabinetes dos parlamentares catarinenses dentro do Congresso Nacional, no intuito de articular a recepção e urgente tramitação de matéria que contemple o reajuste emergencial de 9%, acordado entre o Governo Federal e os fóruns representantes das carreiras de servidores públicos federais.


Após a assinatura do acordo, ocorrido nesta semana, a expectativa é grande para que o Executivo encaminhe projeto ao Congresso, conforme sinalização do próprio Governo.


Depois, o Congresso analisará o projeto nas duas casas e, por meio de votação, define o reajuste. Vale ressaltar que todos os sindicatos estaduais dos PRFs estão imbuídos da missão de otimizar a tramitação. Tentando, inclusive, alguns atalhos possíveis, visto que a matéria contempla a execução de recursos já previstos no orçamento da União de 2023.


“Conforme nossa expectativa, esperamos ver o projeto com a tramitação concluída antes de 15 de maio, permitindo, assim, a efetivação do reajuste, conforme o acordo assinado. Ou seja, com efeitos financeiros a partir de 1º de maio para recebimento nos primeiros dias de junho”, enfatiza Everson Feuser, Diretor Parlamentar.



AGO DO CONSELHO DE REPRESENTANTES DA FENAPRF

Ainda durante a semana, foi realizada a assembleia de prestação de contas da FENAPRF ao conselho de representantes, formado por dois membros de cada sindicato estadual dos PRFs. Apresentada e gerenciada pelo diretor Financeiro da Fenaprf, Paulo Sérgio Machado, que também desempenha função de Diretor parlamentar de nosso sindicato, as despesas executadas e a prestação de contas foi aprovada por unanimidade pelo Conselho.


“Assim como fizemos em Santa Catarina, procurei ser o mais transparente possível e executar a gestão de recursos financeiros da Federação com o mesmo zelo e esmero que sempre tratamos nossos recursos aqui. A atividade representativa para ter êxito e possibilidade de lutar com a força e a qualidade que a categoria merece, demanda recursos expressivos e, neste sentido, emprestamos nossa seriedade e cuidado com a contribuição que vem de cada um de nós para uma categoria mais forte e unida sempre” relata Paulo Sérgio.



PROJETO DE FORTALECIMENTO – AGE


Outra importante missão do SINPRF/SC durante a viagem à capital federal foi a análise do projeto de fortalecimento, desenvolvido pela comissão constituída pelo Conselho de Representantes, que vem atuando desde o ano passado. Após intenso e dedicado trabalho da comissão e diversas apresentações prévias, o trabalho foi finalmente concluído e submetido ao crivo dos representantes legítimos da categoria, que o aprovaram por unanimidade.


O projeto agora segue para apresentação conforme o anseio de toda a categoria para, então, no menor espaço de tempo possível, ser apresentado e entregue de forma oficial ao Governo para seguir os ritos necessários.


Quanto ao conteúdo em si, a comissão foi extremamente técnica e buscou, acima de tudo, fazer valer a conquista da carreira de nível superior e corrigir desigualdades históricas que não se justificam mais.


“Neste sentido, a própria Federação, por meio de nosso presidente, Dovercino Neto, já esteve com o Ministro Flávio Dino para tratar do tema. Momento em que o mesmo se mostrou simpático ao pleito, dando sinais de que apoiaria e trabalharia a favor de nosso projeto. Também na visita aos parlamentares e conversando com aqueles que encontramos no congresso, adiantamos também este tema que é, hoje, a maior expectativa para nossa categoria”


APOIOS IMPORTANTES


Ressalta-se ainda o apoio dos colegas Gessi e Gerson, principalmente no suporte aos trabalhos e transporte de material pelos corredores da Câmara e Senado.


“Todos deveriam se dispor a vir pra cá em algum momento, conhecer as caminhadas quilométricas, os obstáculos a vencer para acessar comissões, gabinetes e alas dentro do Congresso. Ao final da semana, retornamos exaustos, de tanto transitar por lá, mas voltamos com a certeza de que estamos no caminho certo”, diz Gerson Farias, que já esteve à frente de nosso sindicato como Presidente.


Ainda, conforme o  colega Gessi, o futuro dos PRFs está relacionado com o trabalho que acontece aqui e também por meio de cada um que apoia e reconhece esse trabalho. Às vezes, um colega pode conseguir um resultado inacreditável apenas por conhecer e se relacionar bem com uma pessoa que, em determinado momento, é peça chave para alguma demanda nossa. Esta é uma luta de todos.